Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Jovem escritora autista é atração no espaço da Sespa na Feira do Livro nesta sexta-feira

Por Caroliny Pinho (SESPA)
13/09/2023 17h55
Abertura: 15/09/2023 11h00
Encerramento: 15/09/2023 15h00
Local: Hangar - Centro de Convenções
Endereço: Av. Doutor Freitas, s/n, Marco
Contatos: Ascom Sespa: (91) 4006-4298

Nesta sexta-feira, dia 15, a programação do espaço da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e Multivozes será especial. A jovem escritora autista Milena Lima Costa, de 20 anos, estará presente para falar sobre seu livro “Histórias de Milena”. Além da autora, o espaço receberá duas associações que estarão vendendo seus produtos na Feira.

O livro de Milena foi lançado pela Editora Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado. A obra conta com ilustrações feitas pelo melhor amigo de Milena, o jovem Geovane Ferreira, também autista. O livro apresenta histórias voltadas para o público infantil, com muita imaginação, diálogos e fantasias. Milena sonha em lançar mais livros com as suas histórias que já estão escritas. A autora estará acompanhada pela tia Vânia Nascimento, que dá todo o apoio para Milena.

O espaço da Sespa na Feira do Livro tem uma área dedicada à venda de produtos confeccionados por cooperativas de famílias de autistas e portadores de outras deficiências. A Feira do Empreendedorismo Inclusivo é uma iniciativa que a Sespa promove todos os meses no Porto Futuro e também em eventos específicos, como é o caso da Feira do Livro, onde todos os dias duas cooperativas diferentes colocam seus produtos à venda. Na sexta-feira, serão vendidos produtos feitos por membros da Associação dos Surdos de Belém e da Clínica de Reabilitação Saber.

Outra atividade realizada no espaço da Sespa em todos os dias da Feira do Livro é a Estação Inclusiva. Trata-se de uma experiência sensorial que simula a vida com alguns tipos de deficiência, seja física, visual, auditiva ou intelectual. O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão, sensibilização e empatia. Uma equipe multiprofissional estará acompanhando as atividades no espaço.