Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Sedap participará da Conferência dos Manguezais Amazônicos nos dias 04 e 05 de setembro

Por Rose Barbosa (SEDAP)
31/08/2023 15h24
Abertura: 04/09/2023 08h00
Encerramento: 05/09/2023 18h00
Local: Auditório Davi Mufarrej, na Universidade da Amazônia (Unama)
Endereço: Rua Alcindo Cacela, número 287, no bairro do Umarizal
Contatos: Rose Barbosa (91)98125-3961 - Ascom Sedap

Nos próximos dias 04 e 05 de setembro, será realizada em Belém a I Conferência dos Manguezais Amazônicos, cuja finalidade é reunir os guardiões e guardiãs dos manguezais do litoral paraense. A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) participará da programação, por meio da Diretoria de Pesca. A conferência é organizada pela Associação Rare do Brasil em parceria com as Associações dos Usuários das Reservas Extrativistas Marinha do Estado do Pará (Aurens) e Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos (Confrem). 

O evento tem como foco a valorização e conservação dos territórios costeiros amazônicos, com ênfase nos  manguezais, ecossistema de importância ímpar para a região. 

 No dia 04, o evento será aberto ao público, a partir das 08h, no auditório Davi Mufarrej da Universidade da Amazônia(Unama), localizada na avenida Alcindo Cacela. A programação ocorre das 08h às 20h. Temas como Guardiões e Guardiãs dos Mangueizais Amazônicos, Bioeconomia e as oportunidades para a Amazônia Costeira, COP 30 e o que significa para a Zona Costeira Amazônica e gestão compartilhada da Zona Costeira Amazônica, estarão sendo discutidos no primeiro dia de programação.

No dia 05, a programação será restrita à participação de lideranças das associações Mãe das Resex, gestores municipais da Rede Coastal500 e parceiros estratégicos convidados. O representante da Sedap, sociólogo Patrick Passos, lotado na Diretoria de Pesca, participará da programação, que ocorrerá no Hotel Bristol, localizado no bairro do Umarizal. Será realizada uma plenária denominada “O que o maretório precisa?”. Serão apresentados, ainda, três eixos temáticos: 1 – saúde/educação/infra e gênero/juventude/cultura; 2 – produção pesqueira e mudanças climáticas; 3 – pesquisadores pela costa amazônica.

 Participação- A Sedap, através da participação do sociólogo Patrick Passos,  participa do Grupo de Trabalho voltado ao estudo dos manguezais. A secretaria auxilia na metodologia das oficinas, na articulação das instituições parceiras e cuida da relatoria com toda a revisão, divulgação e sistematização dos dados da publicação que será lançada no final de setembro e que apresentará as demandas das reservas extrativistas costeiras e marinhas do Estado do Pará – alusiva ao período 2023-2025.