Emater e prefeitura promovem 1º Fórum de Apicultura em Bom Jesus do Tocantins
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e a prefeitura municipal promovem o 1º Fórum de Apicultura, em Bom Jesus do Tocantins, sudeste do estado. A programação será realizada pelo Escritório Local da Emater no município, com o apoio da Agência de Defesa Agropecuário do Estado (Adepará), da Câmara Municipal de Vereadores e da Prefeitura Municipal.
O fórum quer discutir a cadeia da apicultura e da meliponicultura nos aspectos técnicos, produtivos e sobre a comercialização dos derivados à base de mel. O Regional da Emater, em Marabá, assiste às experiências de apicultura nos municípios de Eldorado dos Carajás, Marabá, Canaã dos Carajás, Parauapebas e Piçarra. A Emater proporciona a elaboração de projetos de crédito rural, cursos, palestra e instalação do fórum de discussão.
A atividade de produção de mel contribui com aumento da renda do produtor da agricultura familiar. O Fórum é uma ação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater (Proater).
Atualmente 12 apicultores são atendidos pela Emater em Bom Jesus do Tocantins, a previsão é que ainda este ano mais 12 produtores passem a ser assistidos pelo órgão.
Em 2022, a produção dos atendidos pela Emater alcançou uma tonelada de mel no município, em outubro deste ano haverá nova colheita.
Sobre a Apicultura
A apicultura é a criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação de abelhas para o lazer ou fins comerciais, pode ter como objetivo, por exemplo, a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno. As abelhas são importantes polinizadoras das plantas. Já a Meliponicultura refere-se a criação de abelhas sem ferrão, especialmente das tribos meliponini e trigonini.
Sugestão de entrevistado: Adjaci Silva Rafael, técnico em agropecuária e coordenador do Escritório Local da Emater Pará, em Bom Jesus do Tocantins.