Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Torneio de Tiro Feminino integra programação pelos 44 anos da Acadepol

Por Talison Lima (PC)
28/08/2023 18h05
Abertura: 29/08/2023 09h00
Encerramento: 29/08/2023 12h00
Local: Estacionamento da Delegacia-Geral de Polícia Civil
Endereço: Avenida Governador Magalhães Barata, 209, bairro Nazaré, Belém
Contatos: Talison Lima (91) 982263442

A Polícia Civil do Pará (PCPA), em parceira com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realiza nesta terça-feira (29), a partir de 09 h, no estacionamento da Delegacia-Geral, em Belém, a 1ª Edição do Torneio Feminino de Tiro Virtual, ação que integra a programação alusiva aos 44 anos da Academia de Polícia Civil (Acadepol). Ao todo, 44 agentes, entre elas policiais civis e militares, bombeiro militar, policiais federais e rodoviários federais devem participar.

O simulador de Tiro Virtual Móvel é um equipamento de última geração, adquirido com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Fespds), ultrapassando R$ 3 milhões. A unidade móvel do Pará, destinado a capacitar e treinar os agentes de segurança pública por meio de um simulador virtual, vai reproduzir situações de enfrentamento da criminalidade no cotidiano dos agentes públicos. O Pará é um dos poucos estados da Federação a possuir esse modelo de estande, totalmente equipado com recursos tecnológicos para realizar treinamentos em qualquer município do Estado.

Durante o torneio, as agentes serão submetidas aos cenários que simulam a realidade, no mesmo nível de estresse e atenção exigido em uma ocorrência real. Também será possível testar e treinar o poder de reação das policiais, sua assertividade em relação aos alvos, postura e manuseio com as armas de fogo.

As agentes poderão atuar com reprodução de manuseio de armas, como pistolas, fuzis e bastão policial, além de armas de incapacitação neuromuscular e espargidor, a exemplo de armas de choque e gás de pimenta, que são instrumentos de menor potencial ofensivo, não sendo necessária a utilização de munição real ou festim, aumentando assim a segurança das agentes durante o torneio.

Porta-voz:

Delegado-geral, Walter Resende

Delegado Waldir Freire, diretor da Acadepol