Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Em Breves, Seplad promove terceira escuta social para o Pará 2050

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
25/08/2023 09h18
Abertura: 29/08/2023 09h00
Encerramento: 29/08/2023 13h00
Local: Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos. Breves
Endereço: Avenida Rio Branco, 1752. Aeroporto.
Contatos: Bianca Buenano/Ascom Seplad: (91) 98344-5551

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), realiza na próxima terça-feira (29), em Breves, mais uma escuta social para a elaboração do Planejamento Estratégico de Longo Prazo do Estado do Pará – Pará 2050. O evento contará com a presença de autoridades e representantes do Poder Legislativo e Executivo, parceiros institucionais e sociedade civil.

O planejamento consiste na construção coletiva de uma agenda estratégica de Estado, baseado no diagnóstico de cada região e da escuta social regionalizada. As ações serão baseadas na dinâmica de cada localidade, fortalecendo as potencialidades de cada região e abordando suas maiores demandas e características.

As escutas sociais estão sendo realizadas em seis cidades do estado. A mobilização dos atos e segmentos já ocorreu em Belém e Capanema, e os próximos municípios serão Breves, Santarém, Altamira e Marabá. Neste terceiro encontro do ciclo de oitivas, em Breves, serão discutidas a visão de futuro do estado, a construção de uma visão regional e propostas de ações para as regiões.

O objetivo do "Pará 2050" é buscar o desenvolvimento inclusivo e sustentável por meio da melhoria dos indicadores sociais, ampliação da base produtiva e competitividade econômica, melhoria da distribuição das riquezas nos territórios, promoção da sustentabilidade ambiental e do aperfeiçoamento, e inovação da gestão pública.

Os principais eixos de transformação e os maiores desafios do programa estarão voltados à redução da pobreza, das desigualdades regionais e da desigualdade de renda, e ainda à implantação de novo modelo de desenvolvimento, à regularização fundiária e ao ordenamento territorial.