Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Governo do Estado entrega CAR a moradores de comunidade quilombola, em Bagre

Por Governo do Pará (SECOM)
23/08/2023 09h46
Abertura: 24/08/2023 14h00
Encerramento: 24/08/2023 16h00
Local: Terminal Hidroviário do município de Bagre 
Endereço: Avenida Barão de Rio Branco, em frente à Praça 29 de Dezembro.
Contatos: Sarah Mendes/Ascom Emater: (91) 98887-6155

O Governo do Estado irá beneficiar, nesta quinta-feira (24), na cidade de Bagre, localizada no arquipélago do Marajó, a Comunidade Remanescente de Quilombolas Cristã do Balieiro com a entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR) coletivo, no Módulo Povos e Comunidades Tradicionais. A cerimônia contará com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, a partir de 14h, e do diretor técnico Rosival Possidônio, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). 

A Comunidade Remanescente de Quilombolas Cristã do Balieiro é a primeira comunidade quilombola do município de Bagre a receber o CAR. Em cerca de 3 mil hectares, 45 famílias da Associação de Quilombolas da Comunidade Cristã de Balieiro (AQCCB) vivem da agricultura familiar por meio da cadeia produtiva da mandiocultura, da pimenta-do-reino e da fruticultura.

O benefício à comunidade chegou por meio do Programa "Regulariza Pará", iniciativa do Governo do Estado que irá permitir à comunidade acessar as políticas públicas, principalmente de crédito rural. O levantamento de dados com as informações necessárias para a construção do CAR teve a participação direta da Emater.

Porta-voz: Helder Barbalho, governador do Estado

Sugestão de entrevistado: Rosival Possidônio, diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

Texto: Sarah Mendes - Ascom Emater