Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Capanema sedia segunda escuta social do "Pará 2050"

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
18/08/2023 09h57
Abertura: 22/08/2023 09h00
Encerramento: 22/08/2023 13h00
Local: Auditório Frei Leônidas Vavassori. Capanema
Endereço: Praça da Matriz – Tancredo Neves.
Contatos: Bianca Buenano/Ascom Seplad: (91) 98344-5551

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Administração (SEPLAD), realiza na próxima terça-feira (22), a segunda escuta social para a elaboração do Planejamento Estratégico de Longo Prazo do Estado do Pará – Pará 2050. O evento contará com a presença de autoridades e representantes do poder legislativo e executivo, parceiros institucionais e sociedade civil.

O planejamento consiste na construção coletiva de uma agenda estratégica de Estado, baseado no diagnóstico de cada região e da escuta social regionalizada. As ações serão baseadas na dinâmica de cada localidade, fortalecendo as potencialidades de cada região e abordando suas maiores demandas e características.

As escutas sociais vão ser realizadas em seis cidades do estado do Pará. A mobilização dos atos e segmentos começou por Belém e agora é a vez do município de Capanema sediar o segundo desse ciclo de oitivas. Na ocasião serão discutidos a visão de futuro do estado, a construção de uma visão regional e propostas de ações para as regiões.

O objetivo do "Pará 2050" é buscar o desenvolvimento inclusivo e sustentável por meio da melhoria dos indicadores sociais, ampliação da base produtiva e competitividade econômica, melhoria da distribuição das riquezas nos territórios, promoção da sustentabilidade ambiental e do aperfeiçoamento e inovação da gestão pública.

Os principais eixos de transformação e os maiores desafios do programa estarão voltados à redução da pobreza, das desigualdades regionais e da desigualdade de renda, e ainda à implantação de novo modelo de desenvolvimento, à regularização fundiária e ao ordenamento territorial.