Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

"Sua Casa" beneficia mais de 700 famílias de Abaetetuba

Por Ronan Frias (DETRAN)
12/08/2023 11h53
Abertura: 15/08/2023 10h00
Encerramento: 15/08/2023 11h00
Local: Abaetetuba
Endereço: Praça da Bandeira - Centro
Contatos: Ronan Frias/Ascom COHAB: (91) 99116-3667

Cheques do programa "Sua Casa" serão entregues para mais de 700 famílias de Abaetetuba, na região de integração do Baixo Tocantins, nesta terça-feira (15). O benefício habitacional será entregue pela vice-governadora Hana Ghassan, em cerimônia oficial às 10h.

A iniciativa estadual, gerenciada pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (COHAB), faz um investimento de 5 milhões e 900 mil reais para auxiliar na construção e reconstrução de residências no município. 

O "Sua Casa" tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação dos imóveis. O valor concedido pelo programa é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que a iniciativa foi lançada em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.

O programa já beneficiou mais de 200 mil pessoas de todo o Pará. No total, até o dia 26 de julho de 2023, a política pública habitacional ajudou a construir, reconstruir e ampliar mais de 40 mil residências. Criado em 2019, a política pública de habilitação já melhorou as condições de moradia em mais de 130 municípios paraenses, em todas as 12 regiões de integração. Para garantir as execuções das ações para melhorar os índices habitacionais paraense, a Cohab já investiu mais de R$ 350 milhões de reais.

O "Sua Casa" atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida em que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. A próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de Assistência Social da Cohab, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Na mesma ocasião serão entregues benefícios do Programa Credcidadão para aproximadamente 74 pessoas, totalizando R$ 146 mil e ainda, quantitativo de 155 títulos de terra por meio do Instituto de Terras do Pará (ITERPA).  

Porta-voz: Hana Ghassan, vice-governadora do Pará