Em Belém, Hemopa lança iniciativa “Gerenciamento de Sangue do Paciente”
Nesta sexta-feira (11), a Fundação Hemopa fará o lançamento do Programa de Gerenciamento do Sangue do Paciente, uma iniciativa internacional denominada Patient Blood Management (PBM, na sigla em inglês). O evento será realizado às 9h30, no auditório do hemocentro, em Belém, com a presença de autoridades, instituições e profissionais de saúde e a especialista em implementação do PBM nos Estados Unidos, Susankerle Alves, que apresentará a palestra para "Implementação do Programa PBM no Brasil: desafios e benefícios".
O PBM é um método estudado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) centrado no manejo e fortalecimento do sangue do próprio paciente, e baseado em evidências, que tem por objetivo melhorar os resultados clínicos e cirúrgicos dos pacientes, promovendo segurança e qualidade dos tratamentos, incluindo os maternos, pré-natais, infantis e programas de suplementação nutricional.
O programa passará a ser adotado pela Fundação Hemopa como parte estratégica nos cuidados à saúde. Anualmente, são realizados mais de cinco mil atendimentos a pacientes diagnosticados com algum tipo de anemia no Pará, que é um dos pontos de enfrentamento para oferecer tratamentos especializados a pacientes com anemias, coagulopatias e distúrbios de sangramentos.
Os benefícios e resultados são parte de um trabalho que envolve a abordagem em treinamentos e capacitação multidisciplinar, demandando a participação de pacientes, autoridades de saúde, hospitais, profissionais de saúde e convênios de saúde.