Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO SUPERIOR

Mito da Cobra Grande na etnia Wai Wai é tema de livro lançado na capital paraense

Por Fernanda Martins (UEPA)
09/08/2023 11h12
Abertura: 09/08/2023 16h00
Encerramento: 09/08/2023 21h00
Local: Saviera Cultural
Endereço: Rua dos Tamoios, 1587. Belém.
Contatos: Simone Menezes Martins/professora da Uepa e autora da obra: (91) 98424-5995 ou 99268-7325

O mito da Cobra Grande, presente na origem da criação da aldeia Mapuera, do povo Wai Wai, levou a professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Simone Menezes Martins, a produzir uma pesquisa embasada nas entrelinhas desta lenda. Os achados e revelações sobre a etnia, sua cultura e sua história podem ser conferidos no livro “O Encantamento da Cobra Grande: Memórias e Discursos na Aldeia Mapuera”, com lançamento oficial nesta quarta-feira (09), às 16h, na Savieira Cultura, em Belém. O evento é gratuito e aberto, com emissão de certificados.

O evento contará com uma roda de conversa sobre a importância da pesquisa acerca dos povos indígenas e da publicização destes trabalhos e que terá a participação do professor e liderança indígena Paulo Waiwai; da professora e mestra indígena Ångela Tukano (UFRJ); da da professora Luana Kumaruara, doutoranda em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA); do pajé Naldinho Kumaruara, estudante de Ciências Biológicas da UFOPA; do professor doutor, e diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará, Anderson Maia; da professora doutora Kátia Melo (Uepa); da professora PhD Tânia Clemente (Museu Nacional/UFRJ); e do cantor, guitarrista, compositor e produtor musical Felipe Cordeiro.

O interesse pelo tema surgiu no período em que Simone Menezes atuava como professora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em aldeias indígenas, ainda em 2003. Quando iniciou sua atuação no Núcleo de Formação Indígena (Nufi) da Uepa, em 2014, ela decidiu que precisava retribuir às comunidades em que atuava, um produto, resultado das vivências compartilhadas, como forma de contribuição. Já em 2017, momento em que foi aprovada para o programa de mestrado do Museu Nacional, percebeu que aquele seria o momento de trabalhar as narrativas da aldeia e lhes dar um retorno na forma material de um livro. 

O evento será aberto a todos os públicos, principalmente aos membros da comunidade acadêmica, professores e estudantes, e terá a emissão de um certificado de quatro horas para os presentes que realizarem sua inscrição neste link. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 98424-5995 ou 99268-7325.