Pará lança automatização do Cadastro Ambiental Rural, iniciativa pioneira no Brasil
Pioneiro na agenda de clima e sustentabilidade no país, o Governo do Pará está dando mais um salto inédito, desta vez em direção à transformação digital de serviços da área ambiental, com o lançamento de sistemas que vão permitir o aprimoramento da gestão territorial e do patrimônio verde.
No domingo (6), durante o evento ‘Diálogos Amazônicos’, o governador Helder Barbalho lança o Cadastro Ambiental Automatizado - CAR 2.0, uma iniciativa inédita no país que alia tecnologia e inovação no processo de cadastro e regularização de propriedades rurais, e ainda, o Módulo de Inteligência Territorial (MIT), plataforma de monitoramento dos compromissos assumidos no Plano Estadual Amazônia Agora, e uma nova versão do ‘Selo Verde’, que passa a contar com um mapa em alta resolução para aprimorar a gestão territorial e a certificação de produtores que atuam com a pecuária.
No evento, serão liberados mais de 40 mil Cadastros Ambientais Rurais para produtores de diversos municípios, número que só seria possível de ser alcançado, em 20 anos, se dependesse das atuais análises manuais.
Como parte do pacote de transformação digital da Semas, na ocasião, também serão oficialmente lançados o portal de Licenciamento Ambiental Digital, o Portal da Transparência Semas e o app ‘Semas Pará’, que aproxima ainda mais a secretaria do cidadão ao disponibilizar uma série de serviços da pasta de forma mais acessível e rápida.
Porta-vozes: Governador do Pará, Helder Barbalho e o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Mauro O’de Almeida.