Programa "Sua Casa" beneficia famílias de Igarapé-Açu
As famílias de Igarapé-Açu, no nordeste paraense, serão contempladas com cheques do programa "Sua Casa", do governo estadual, nesta sexta-feira (04). O benefício habitacional será entregue pela vice-governadora Hana Ghassan em cerimônia oficial, às 09h30. A iniciativa auxilia na construção e reconstrução de residências.
O "Sua Casa" tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação dos imóveis. O valor concedido pelo programa é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que a iniciativa foi lançada, em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.
O programa já beneficiou mais de 200 mil pessoas de todo o Pará. De acordo com a Companhia, até o último dia 26 de julho de 2023, a política pública habitacional ajudou a construir, reconstruir e ampliar mais de 40 mil residências no total. Criado em 2019, o programa já melhorou as condições de moradia em mais de 130 municípios paraenses, em todas as 12 regiões de integração. Para garantir as execuções das ações para melhorar os índices habitacionais paraense, a Cohab já investiu mais de R$ 350 milhões de reais.
O "Sua Casa" atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos.
Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida em que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de Assistência Social da Cohab, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.
Porta-voz: Vice-governadora Hana Ghassan