Terminal Hidroviário de Belém sedia ação educativa da Adepará
Fiscais estaduais agropecuários estarão no Terminal Hidroviário de Belém, nesta sexta-feira (28), a partir de 9 h, orientando e alertando sobre a Influenza Aviária, conhecida como Gripe Aviária, e a Mosca-da-Carambola, praga que ataca mais de 30 espécies de frutas e pode ser disseminada com o transporte irregular de frutos hospedeiros. A ação é coordenada pela Gerência de Educação Sanitária.
É a primeira vez que a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realiza ação voltada aos veranistas sobre a Influenza. Outras ações já foram realizadas somente sobre a Mosca-da-Carambola, pois as pessoas costumam intensificar o transporte, principalmente de frutas, durante o mês de julho.
A Influenza Aviária, um dos focos da ação, acomete aves silvestres e domésticas, e por ser uma zoonose pode ser transmitida do animal para o ser humano, por meio do contato direto com a ave doente, que pode ser encontrada em diversos lugares, caída e sem movimentos. Por isso, é importante orientar a população, que deve avisar a Adepará em casos de suspeita da doença
Já a Mosca-da-Carambola afeta diretamente os frutos. São 38 espécies prejudicadas, gerando prejuízos aos produtores, que ficam impedidos de exportar seus produtos, ocasionando desemprego e perda de renda, caso a mosca se espalhe pelo Estado.
Entre os frutos atingidos estão carambola, laranja, manga, goiaba, caju, jambo, acerola, jaca, muruci, sapotilha, tomate e tangerina.