Mais 205 filhotes de tartarugas marinhas serão soltos na Praia do Atalaia
O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e o Projeto de Monitoramento de Desovas de Tartarugas Marinhas (PMDTM) realizam nesta quarta-feira (12), as 17 h, a soltura de 205 filhotes de tartarugas marinhas na Praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste paraense.
A liberação dos animais ocorrerá próximo ao bloqueio de veículos instituído pelo Governo do Pará, por meio do Ideflor-Bio, com o apoio dos órgãos de segurança pública. O local fica a poucos metros do 3º atalho de acesso ao principal balneário da costa atlântica paraense.
Há várias semanas os animais estavam acomodados próximo à Unidade de Conservação (UC) do Ideflor-Bio - Monumento Natural do Atalaia, sob os cuidados dos biólogos e monitores do PMDTM.
Atualmente, a Mineral Engenharia e Meio Ambiente executa o PMDTM, que monitora áreas de desova de tartarugas no litoral paraense. O projeto é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A primeira soltura deste ano no local ocorreu em 13 junho, e atraiu muitos frequentadores do Atalaia, além de estudantes da rede pública municipal e moradores do entorno.
Sugestões de entrevistados:
Clésio Santana - diretor de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação do Ideflor-Bio
Josie Barbosa - bióloga e coordenadora de campo do PMDTM