Segup lança 'Operação Verão 2023' e ativa Centro Integrado em Salinópolis
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) em conjunto com os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e órgãos municipais, deflagra, nesta sexta-feira (30) de forma simultânea, em mais de 90 localidades, a “Operação Verão 2023” e ativa Centro Integrado de Comando e Controle em Salinópolis. O lançamento contará com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, junto aos gestores do sistema de segurança e outras autoridades.
Essa é a maior operação do ano, e envolve todos os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e órgãos municipais de trânsito, com o objetivo principal resguardar vidas, reforçar a segurança, enfrentar a criminalidade, e garantir maior tranquilidade e entretenimento a veranistas que aproveitam as férias escolares assim como o verão amazônico nas principais praias e balneários paraenses.
Mais de 5,6 mil agentes de segurança participam das ações ostensivas e preventivas, com reforço no policiamento local, atuando nas atividades integradas entre as forças, para coibir e inibir a criminalidade durante todo o mês de julho, com ainda maior efetivo nos cinco finais de semana consecutivos, iniciando no dia 30 de junho e finalizando em 31 de julho.
CICC - Em Salinópolis, um dos locais mais procurados pelos veranistas paraenses, e também pelos turistas que costumam aproveitar as praias do município, será ativado o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), montado na praia do Atalaia, próximo ao "atalho da Sofia”.
A unidade integrada conta, esse ano, com a presença do Tribunal de Justiça do Estado (TJPA) para análise de ocorrências de menor potencial ofensivo, registradas no CICC pela Polícia Civil, para que os registros tenham agilidade.
O CICC também dispõe de uma sala de monitoramento para observar de forma ampliada e acompanhar a movimentação nas praias e na cidade, por meio das câmeras de videomonitoramento instaladas nos principais pontos da cidade.
Porta-voz: Governador do Estado, Helder Barbalho.
Sugestão de entrevistado: Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.