Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Dia do Orgulho no Arraial de Todos os Santos 2023 vai de atrações culturais a serviços

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
27/06/2023 18h32
Abertura: 28/06/2023 09h00
Encerramento: 28/06/2023 22h00
Local: Fundação Cultural do Pará
Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré
Contatos: Manuela Oliveira - (91) 9105-9848

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Diretoria de Interação Cultural, promoverá o Concurso da Miss Caipira da Diversidade no dia 28 de junho, a partir das 19h. O evento vai contar com a participação de 50 misses de mais de 10 municípios do Estado. Além da programação, ocorrerão ações voltadas para o público LGBTQIA+ e público em geral.

O Arraial de Todos os Santos 2023 já reuniu mais de 80 mil pessoas, em mais de 20 dias de festejo.  O concurso, que anteriormente era chamado Miss Caipira Mix, é realizado há mais de 15 anos no Centur. Em 2023, bateu-se um recorde de participação; até 2022, eram oferecidas apenas 40 vagas, sendo que, este ano, foram ampliadas para 50. 

Em paralelo ao concurso,  estarão ocorrendo diversas ações voltadas para o público LGBTQIA+ e para o público em geral. A abertura do evento ocorrerá às 9h, com um discurso e roda de conversa sobre os direitos da comunidade. O encontro vai ter a presença da professora  Luana Thomaz, Bárbara Caroline Oliveira e Ricardo Martins.

Ainda na praça do Centur, acontecerá a Feira de Empreendedores LGBT+, com venda de peças artesanais. Estará presente, também, o projeto Casulo, que atuará para auxiliar pessoas que não se identificam com o gênero com o qual nasceram. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SESPA).

No Centro de Eventos Ismael Nery (1° andar), serão oferecidos serviços de emissão de RG e certidão de nascimento, além de cadastro para alteração do registro civil para pessoas trans e para o Minha Casa, Minha Vida. 

Programação

9h - discurso de abertura

9h30 - roda de conversa sobre Cidadania, Direitos LGBT, roda de conversa com Luana Thomaz, Barbara Caroline Oliveira e Ricardo Martins

10h - Atrações culturais

19h - XIX Concurso Estadual de Miss Caipira da Diversidade

Serviços

- Emissão de RG: Trazer certidão de nascimento (solteiro) ou casamento (casado) original; 02 (duas) fotos recentes 3x4; comprovante de Residência (preferencialmente, correspondência que chega pelos correios).

- Feira de Empreendedores LGBT+

- Cadastro para alteração do registro civil para pessoas trans

- Projeto Casulo: stand e material informativo sobre a transsexualidade.

- Triagem (PA, glicemia)

- Clínica Geral

- Vacina