Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar realiza Caravana Junina Solidária de Doação de Sangue

Por Vera Hojas (HJB)
22/06/2023 13h45
Abertura: 23/06/2023 14h00
Encerramento: 23/06/2023 17h30
Local: Hemopa
Endereço: Tv. Padre Eutíquio - Batista Campos, Belém.
Contatos: Alyne Pardauil: (91) 98588-9310.

Será realizada, nesta sexta-feira, dia 23, a Caravana Junina Solidária de Doação de Sangue do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém.

A ação envolve os colaboradores do hospital e objetiva sensibilizá-los para a importância da doação regular de sangue, para contribuir com o abastecimento do estoque da hemorrede estadual. O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho de Humanização em parceria com a agência transfusional, do hospital, e faz parte da programação da unidade hospitalar, alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 deste mês, e, ao Junho Vermelho, campanha de Educação em Saúde que incentiva a doação de sangue.

A caravana sairá do hall do anexo administrativo do HJB no micro-ônibus da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), com os seus trajes juninos, às 14h, com destino à unidade, onde cerca de 20 colaboradores irão realizar o ato solidário de doação de sangue. 

O HJB inaugurou a sua Agência Transfusional em 2017. Ela se soma às demais unidades da hemorrede estadual, coordenada pela Fundação Hemopa. A Agência Transfusional agiliza o atendimento de pacientes que necessitam de transfusão durante procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital. 

No trabalho de sensibilização feito diariamente, com usuários e familiares, é enfatizada a importância da reposição do estoque de bolsas de sangue, e entregue material educativo com orientações básicas e pré-requisitos para doar sangue. O código de doação do Hospital Jean Bitar é amplamente divulgado nessas abordagens.

O Hospital Jean Bitar se destaca na realização de cirurgias bariátricas, cirurgias do trato gastrointestinal, entre outras que fazem parte do seu perfil assistencial. De janeiro a maio deste ano de 2023, foram realizadas 1.619, a média de 324 cirurgias por mês. No mesmo período, a AT do hospital realizou 267 transfusões de sangue.