Hospitais públicos do Pará recebem premiação em campanha nacional de boas práticas de gestão
Esta quarta-feira, 14, será marcada na área da saúde, com a entrega da premiação para três hospitais públicos do governo do Pará, vencedores de campanha nacional para impulsionar a gestão de boas práticas de preservação do meio ambiente e à vida, através da “Corrida Ambiental”. O 1º lugar ficou com a equipe do Hospital Geral de Tailândia (HGT); o 2º é do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR); e o 3º do Hospital Jean Bitar (HB).
A competição de sustentabilidade faz parte do projeto “Guardião Azul”, idealizado e desenvolvido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra as unidades em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O "Guardião Azul'' é um programa de ecoeficiência dimensionado para atender unidades de saúde por meio da educação ambiental e ações sustentáveis que diminuem a pegada ecológica da organização.
O concurso promoveu um jogo com 65 passos sobre gestão sustentável e abordou os seguintes temas: questões climáticas, gerenciamento de resíduos, educação ambiental e estímulo à biodiversidade.
De acordo com a coordenação do concurso, o hospital que adere a iniciativa promove o diálogo eficiente entre seus setores internos, diminui gastos relativos à energia e tratamento de resíduos, diminui a incidência de riscos ocupacionais, melhora a imagem perante a comunidade local e stakeholders e consegue diminuir significativamente seus impactos.
Programação - O evento de premiação será no CIIR, de 15h às 17h. Após abertura da solenidade, o reconhecimento iniciará com a entrega de Premiação dos Projetos Destaque das unidades que participaram da “Corrida Ambiental”: CIIR- Projeto Reciclagem. O HGT ganhou pelo projeto Dia da Bike. Hospital Jean Bitar (HJB) com Redução de Consumo de Água. Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC): Gerenciado de Resíduos. Hospital Regional Público do Marajó (HRPM)- Compostagem de Resíduos Orgânicos.
Estas mesmas unidades receberam certificado de premiação “Selo Ouro” contribuem para diminuição na emissão de gases do efeito estufa, gerenciamento de resíduos, uso racional de água e energia, educação ambiental e busca por fornecedores igualmente preocupados com o meio ambiente, o Guardião Azul possui uma das abordagens mais completas acerca da implantação de sustentabilidade em hospitais no Brasil.
Sugestão de entrevistados:
Diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier
Diretor Executivo do HGT: Cristiam Tassi (Hospital vencedor da campanha)
Presidente do INDSH: José Carlos Rizoli
Texto de Vera Rojas