Seis mil quelônios serão soltos no Rio Araguaia pelo Ideflor-Bio e Instituto Xambioá
O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e o Instituto Ambiental Xambioá (IAX) vão soltar 6 mil quelônios, das espécies tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e tracajás (Podocnemis unifilis) no Rio Araguaia, nesta terça-feira (06), as 09 h.
A liberação dos animais ocorrerá em São Geraldo do Araguaia, município da região Sudeste, mais especificamente na praia em frente ao porto do IAX, nas comunidades de Ilha de Campos e Santa Cruz, às proximidades de duas Unidades de Conservação (UC) do Ideflor-Bio: o Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas e a Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia.
As espécies estavam desaparecendo dessa região do Pará há pouco tempo. Graças ao trabalho desenvolvido pelas duas instituições, está sendo possível reverter essa situação. A iniciativa começou com a soltura de 160 animais e, neste ano, chegará à marca histórica de 6 mil quelônios integrados à natureza em um único dia.
O Instituto Ambiental Xambioá realiza o trabalho há dez anos, e desde 2018 tem o apoio do Ideflor-Bio.
O Instituto vai disponibilizar transporte aquático até os locais da soltura, a partir de 06 h, no Porto da Feira do Peixe, na Avenida Araguaia com a Rua da Impar.
Sugestões de entrevistados:
Clésio Santana - diretor de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação do Ideflor-Bio
Laís Mercedes - gerente da Região Administrativa do Araguaia
Alípio Murici - presidente do Instituto Ambiental Xambioá