Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Governo e especialistas vão debater sustentabilidade no Dia do Meio Ambiente

Por Aline Saavedra (SECOM)
04/06/2023 14h10
Abertura: 05/06/2023 10h00
Encerramento: 05/06/2023 19h00
Local: Teatro Maria Sylvia Nunes (Estação das Docas)
Endereço: Boulevard Castilhos França, bairro da Campina
Contatos: Ascom Semas I Aline Saavedra (91) 98809-2876

No Dia Mundial do Meio Ambiente - 05 de Junho, o Governo do Pará reunirá diversas instituições na programação Junho Verde para celebrar a data com painéis temáticos e a participação de especialistas na área ambiental. O evento será nesta segunda-feira, a partir de 09 h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém. Para participar não é preciso inscrição prévia.

A programação será aberta governador Helder Barbalho, presidente do Consórcio da Amazônia Legal (CAL). Em seguida, haverá debates e apresentação de artistas paraenses no intervalo da manhã e ao final dos diálogos. Paralelamente, ocorrerá marketplace da bioeconomia, e o público poderá conhecer o espaço “Nossa Amazônia” para experimentar a sensação de estar em uma floresta.

Programação - O credenciamento iniciará as 09 h, com a abertura oficial as 10 h. O primeiro painel será as 11 h, com o tema “Os tribunais de contas e o controle ambiental”, com a participação do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Júlio Assis Corrêa Pinheiro.

Às 11h30 será ministrada palestra sobre o tema “Pará - Brasil e os Tribunais de Contas: sustentabilidade diante dos desafios globais”, com o ambientalista Fábio Feldmann, fundador da SOS Mata Atlântica, membros de várias ONGs brasileiras e internacionais, e autor de parte da legislação ambiental do País.

Às 14 h haverá o painel "Experiências participativas de elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) coletivo de Povos e Comunidades Tradicionais”, com o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Rodolpho Zahluth Bastos; liderança do Território Quilombola do Abacatal e da Associação de Moradores e Produtores Quilombolas de Abacatal/Aurá (AMPQUA), Vanuza Cardoso; liderança do Território Quilombola Nova Vista do Ituqui, da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), Mirianne Coêlho; liderança do Território Quilombola Arapucu, das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu Baixo Amazonas), Douglas Sena, e a promotora de Justiça Agrária do Ministério Público, Herena Neves Maués Corrêa de Melo.

Às 15h30, o debate será sobre “Economia verde e desenvolvimento sustentável”, com a analista e especialista em Desenvolvimento Sustentável do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Alessandra Lobo, uma representante do Instituto Alachaster e o especialista em Reciclagem Inclusiva, Tião Santos.

O último painel será as 17 h, abordado o tema “Desenvolvimento de baixo carbono na Amazônia”, com a participação do secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida; da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal; do coordenador do Conselho Nacional dos Extrativistas (CNS), Ivanildo Brilhante, e representante do Banco do Estado do Pará (Banpará).

Porta-voz:

- Governador do Pará e presidente do CAL, Helder Barbalho.

- Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade , Mauro O’de Almeida.

- Painelistas, expositores e participantes.