Uepa celebra os 18 anos da Ueafto e 10 anos da habilitação no CER III
Às 8h, desta terça-feira (7), no campus II do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, será realizada a solenidade de comemoração dos 18 anos da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto) e os 10 anos da habilitação em Centro Especializado em Reabilitação tipo III (CER III), pelo Ministério da Saúde (MS).
O evento contará com o lançamento de e-books, homenagens, e apresentação de vídeo e do histórico institucional. A Ueafto/CER III é referência na região Norte nos serviços de reabilitação de deficiências físicas, auditivas, intelectuais e autismo.
Atendendo a pacientes encaminhados exclusivamente da rede do Serviço Único de Saúde (SUS), são oferecidas diversas modalidades de atendimentos, métodos e técnicas como auriculoterapia; acupuntura; RPG; pilates; ventosa; Abordagem Comportamental com Análise do Comportamento Aplicado (ABA); Terapia de Integração Sensorial; avaliação neuropsicológica; Treino de atividade de vida diária (AVD); atendimento em grupo; orientações à família; Tecnologia Assistiva; tratamento Pós - Covid; fisioterapia aquática e avaliação neurológica. Além de Belém, a UEAFTO/CER III também atende pacientes da Região Metropolitana de Belém e interior do estado.
A partir da habilitação como CER, houve a possibilidade da criação de uma Oficina Ortopédica Fixa tornando-se realidade desde dezembro de 2019. A Uepa é pioneira e referência em tecnologia assistiva e por meio do Laboratório de Tecnologia Assistiva (LABTA) e do Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA), tem sido viabilizada a ampliação e criação de serviços de confecção, dispensação, adaptação e manutenção de órteses, próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM), com qualidade e acelerando a reabilitação de pacientes adultos e crianças. T
Texto de Diane Maués / Ascom CCBS Uepa