Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

'Arraial de Todos os Santos 2023' começa às 17h deste sábado (3) com 'Pássaros'

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
01/06/2023 13h49
Abertura: 03/06/2023 06h00
Encerramento: 04/06/2023 06h00
Local: Casa das Artes, em Belém
Endereço: Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 – Nazaré.
Contatos: Ascom FCP- Manuela Oliveira: +55 91 9105-9848

A Fundação Cultural do Pará (FCP) dará início, no próximo sábado (3), ao animado “Arraial de Todos os Santos 2023”, festividade junina que reúne fazedores das culturas populares de todo o Pará. A tradicional "Revoada dos Pássaros Juninos" acontecerá às 17h, e abrirá oficialmente a programação cultural do Arraial 2023, na Casa das Artes, ao lado da Basílica de Nazaré.

O cortejo de abertura da "Revoada dos Pássaros Juninos" vai contar com a participação de grupos composto por pessoas das comunidades de Outeiro, Icoaraci, Guamá e Telégrafo. 

Os Pássaros são uma tradição junina das culturas populares que existem há mais de cem anos, sendo o mais antigo grupo de pássaros que se tem registro total de 116 anos em 2023. Trata-se de um teatro com todos os seus elementos técnicos, além da poética da dramaturgia paraense e amazônica. A atração também é conhecida como teatro popular ou teatro de pássaros, por ser realizada pelo povo e retratar a realidade amazônica e suas problemáticas e socioculturalidades como elementos centrais, em forma e conteúdo.

Atualmente, existem aproximadamente 35 grupos de pássaros em atividade no Pará, sendo 21 na capital, que lutam e resistem pela preservação dessa manifestação que constitui um importante patrimônio cultural imaterial do Estado e da Amazônia, embora ainda não possua formalmente o título de patrimônio Imaterial, com pedido de registro em tramitação junto ao IPHAM.

História - Segundo estudiosos, esse teatro teve início com a chamada Belle-Èpoque ou período da economia da borracha, momento em que Belém recebia as grandes companhias de teatro com as óperas vindas da Europa para se apresentarem no Teatro da Paz. As populações menos abastadas assistiam aos espetáculos do lado de fora do teatro e buscavam reproduzir o que era apresentado no palco, dentro de suas realidades, forjando assim um teatro genuinamente paraense e amazônico, embora com forte influência do teatro europeu da época. Participarão da revoada 2023 os grupos: Pipira, Colibri, Curió , Tem-Tem do Outeiro, Oncinha, Bacu, TemTem do Guamá, Beija-Flor, Suindara, Sabiá, A Garça, Tucano, Papagaio Real, Rouxinol, Japiim, Uirapuru e Ararajuba, entre outros.

Serviço:

Abertura “Arraial de Todos os Santos 2023"
Local: Casa das Artes, R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 – Nazaré.
Horário: 17h.
Data: 3 de junho.