Hospital Metropolitano realiza ação educativa sobre acidente no trânsito
Nos próximos dias 18 e 19 de maio, a partir das 9h, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) realizará, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), a programação “Conscientização para Salvar Vidas”. A atividade ocorrerá dentro da campanha "Maio Amarelo", que busca alertar a população sobre a necessidade da prevenção de acidentes no trânsito.
Para 60 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, localizada em Belém, a ação envolverá simulação de um acidente no trânsito e a admissão no Pronto Atendimento do HMUE, além de palestra ministrada por médicos do Metropolitano e também dos Bombeiros, sobre a temática, como também visita guiada na unidade e apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar.
Prevenção é urgente - Dados da unidade hospitalar, que é gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), apontam que somente nos quatro primeiros meses de 2023, 1.734 pacientes envolvidos em acidentes no trânsito foram atendidos no Hospital Metropolitano. Já durante todo o ano de 2022, neste mesmo perfil, foram 4.723 atendimentos realizados. Deste total, a maioria dos acidentes ocorreu com pessoas jovens, na faixa etária entre 15 e 39 anos.
Diante desse cenário, a proposta é mostrar, na prática, aos adolescentes, o roteiro de um paciente no hospital, do momento do acidente ao pronto atendimento.
Estrutura – De portas abertas durante 24h, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência é a principal referência no estado para o tratamento de traumas complexos, e dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).
Somente no ano passado, mais de 500 mil atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais foram realizados na unidade, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sugestões de entrevistados –
Nelma de Jesus – Médica do Hospital Metropolitano;
José Maria – Médico do Corpo de Bombeiros;
Clóvis Guse – Diretor assistencial do Hospital Metropolitano.