Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Campanha de Vacinação contra a febre aftosa inicia em Castanhal

Por Ivana Barreto (EMATER)
03/05/2023 15h20
Abertura: 05/05/2023 09h00
Encerramento: 05/05/2023 12h00
Local: Parque de Exposições Agropecuárias de Castanhal
Endereço: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 7354.
Contatos: Ivana Barreto (Ascom ADEPARÁ) - (91) 9115-3763 / 9392-3424
Rosa Cardoso (Ascom ADEPARÁ): 99986-4652

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) inicia, na próxima sexta-feira (05), a Etapa Maio 2023 da Vacinação Contra a Febre Aftosa, em 127 municípios do Estado. E a Gerência da Agência de Defesa do município de Castanhal realizará uma ação alusiva às 9h, no parque de exposições do município e contará com a participação de representantes do poder público local e setor produtivo da região nordeste do Estado.

A programação contará com palestras dos fiscais agropecuários sobre os programas estaduais de Erradicação da Febre Aftosa, Controle da Raiva e Encefalopatias, Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, e sobre epidemiologia, que levarão ao público informações sobre a ocorrência de doenças atendidas pelo serviço veterinário oficial da ADEPARÁ, assim como a ações de prevenção, controle e erradicação dessas enfermidades.

Nesta etapa da campanha, que vai até o dia 09 de junho, deverão ser vacinados bovinos e bobalinos de todas as idades. Durante este período, o produtor faz a aquisição e aplicação da vacina, e poderá declarar até o dia 23 de junho.

 A vacinação realizada em maio pela ADEPARÁ é a maior das etapas que acontecem no Estado, por abranger quase a totalidade dos municípios paraenses, com exceção das regiões que possuem etapas específicas como a Ilha do Marajó e os municípios de Faro e Terra Santa, no oeste do Estado.

Este ano, o Pará ainda realizará as cinco etapas da campanha, mas a partir de 2024 o Estado poderá suspender a vacinação da Febre Aftosa em todo o território paraense, acompanhando outros estados da federação que já não têm mais a obrigatoriedade de imunizar o rebanho, alcançando o status de livre da febre aftosa sem vacinação.