Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PORTOS E HIDROVIAS

Governo do Estado entrega novo Terminal Hidroviário de Muaná, no Marajó

Por Matheus Rocha (SEAC)
22/04/2023 17h35
Abertura: 25/04/2023 11h00
Encerramento: 25/04/2023 12h00
Local: Muaná
Endereço: Travessa Dr. Antônio Gomes Lira
Contatos: Matheus Rocha (Ascom CPH): (91) 98236-0316

O Governo do Estado do Pará entrega, nesta terça-feira (25), o novo terminal Hidroviário do município de Muaná, no arquipélago do Marajó. O equipamento irá beneficiar os mais de 40 mil moradores do município, garantindo mais conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros na cidade. A programação contará com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho. 

Com um investimento na ordem de R$2,5 milhões, as obras, coordenadas pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), garantiram a troca de todo o piso interno do terminal, execução de reforço e reparo estrutural, reconstrução da estrutura de cobertura da passarela de acesso e do píer, além da melhoria dos banheiros masculino e feminino. O terminal também foi equipado com novas instalações elétricas, hidrossanitárias, pintura, sala de embarque, guichês para a venda de passagens, salas para órgãos oficiais, bebedouro, TV, cadeiras confortáveis, entre outros benefícios. 

O conjunto naval do novo terminal é composto por uma rampa metálica de 22 metros de comprimento e um flutuante de 15 metros. A obra naval também contempla um sistema de articulação para sustentação e movimentação da rampa, conforme mudança do nível do rio, proporcionando mais conforto e reduzindo o risco de acidentes. As obras são realizadas de acordo com as normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão que regulamenta portos de todo o Brasil.

Este será o 20º equipamento hidroviário entregue, desde o ano de 2019, pelo Governo do Estado, sendo o 6º localizado na região do Marajó. Somente no ano de 2022, outros cinco novos terminais hidroviários, localizados na região do Marajó, foram entregues, nas cidades de Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari e Portel, representando um investimento superior a R$12 milhões. 

Outras 9 obras seguem em andamento e vão garantir novos terminais hidroviários nos municípios de Anajás, Afuá, Bagre, Breves, Chaves, Melgaço, Oeiras do Pará, Salvaterra e Soure.