Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Mais de 300 famílias de Marituba recebem cheques do programa "Sua Casa"

Por Ronan Frias (DETRAN)
21/04/2023 15h55
Abertura: 23/04/2023 11h00
Encerramento: 23/04/2023 12h00
Local: Escola Municipal Dr. Renausto Amanajás. Marituba.
Endereço: Av. João Paulo II, 59 - Centro
Contatos: Ascom Cohab: (91) 99116-3667

O governador Helder Barbalho fará a entrega dos cheques do programa "Sua Casa" para 334 famílias da cidade de Marituba. A iniciativa estadual auxilia na construção e reconstrução de residências. O evento de entrega ocorrerá neste domingo (23), às 11h, em cerimônia oficial com representantes da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab). 

O “Sua Casa” tem como objetivo garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação dos imóveis. O valor concedido pelo “Sua Casa” é de até 21 mil reais.

Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que o programa foi criado, em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.

A Companhia prevê ainda que a iniciativa já beneficiou mais de 170 mil pessoas de todo o Pará, atuando na construção de 34 mil residências. O programa já melhorou as condições de moradia desde o início de sua criação, contemplando 134 municípios paraenses, em todas as 12 regiões de integração. Para garantir as execuções das ações para melhorar os índices habitacionais paraense, a Cohab já investiu mais de R$ 347 milhões de reais.

O ‘Sua Casa’ atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida em que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de Assistência Social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.