Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Dia do Choro e aniversário de Pixinguinha ganham programação especial da FCP na Praça da República

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
21/04/2023 15h54
Abertura: 23/04/2023 10h00
Encerramento: 23/04/2023 12h00
Local: Anfiteatro da Praça da República.
Endereço: Praça da República
Contatos: Manuela Oliveira/Ascom FCP: 99105-9848

A Praça da República, em Belém, será palco de celebrações no próximo domingo (23), a partir de 10h. Em homenagem ao aniversário do mestre Pixinguinha e ao Dia Nacional do Choro, em 23 de Abril, a Fundação Cultural do Pará (FCP) realizará o concerto de encerramento do primeiro módulo de 2023 do seu ‘Projeto Choro do Pará’ aberta ao público, no anfiteatro da Praça. 

O repertório será executado pelos alunos do projeto com as participações da cantora Cacau Novais e do Grupo Choro com Café, da Ilha de Mosqueiro, sob a coordenação do professor Paulo Jorge da Silva, antigo integrante do "Choro do Pará". Abrilhantando ainda mais a programação, o cantor e compositor paraense Nilson Chaves fará show de abertura da programação, com show em voz e violão e o grupo Gente de Choro, com Gilson e mestre Adamor, farão show de encerramento.

Destaque nacional - O ‘Projeto Choro do Pará’ é uma das primeiras escolas gratuitas de Choro no Brasil, de ensino não formal, que oferece a músicos profissionais, amadores, alunos de graduação em Música e de escolas técnicas de Música. As aulas ocorrem regularmente na Casa das Artes, vinculada à FCP, por meio de oficinas de percussão, violões de seis e sete cordas, cavaquinho e instrumentos solo.

São quatro módulos ao longo do ano, e ao final desses módulos, 60 alunos são formados e é quando há a realização de um concerto. Mas esta será a primeira vez que o concerto será realizado em uma praça, com uma apresentação aberta ao público. E, nesta edição será apresentado um repertório com obras de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha.

O Projeto Choro do Pará foi idealizado pelo pesquisador e arquiteto Jaime Bibas, e em 2023 completa 18 anos. O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP), deu continuidade à iniciativa, ciente de sua importância no incentivo e à difusão do Choro.

Já o Grupo Choro com Café foi criado em Mosqueiro, formado por jovens músicos, sob a coordenação de Paulo Jorge da Silva, que gratuitamente conduz aulas e ensaios na ilha.

O repertório do concerto será formado por clássicos do gênero, como Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro); Cochichando, Acerta o passo, Paciente, Rosa e Seu Lourenço no vinho (todas de Pixinguinha); Vou vivendo, Cheguei, Devagar e sempre e Os oito batutas (de Pixinguinha e Benedito Lacerda); Fala baixinho (Pixinguinha e Hermínio Belo de Carvalho), e Yaô (Pixinguinha e Gastão Viana). As músicas interpretadas pelo "Choro com Café" serão Flor Amorosa (Joaquim Antônio Callado) e Murmurando (Maestro Fon Fon e Otaviano Romero Monteiro).