Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Ideflor-Bio lança projeto com filmes socioambientais em Belém

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
19/04/2023 16h27
Abertura: 20/04/2023 10h00
Encerramento: 20/04/2023 14h00
Local: Centro de Acolhimento do Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna"
Endereço: Av. João Paulo II, S/N, Curió-Utinga, Belém - PA
Contatos: Vinícius Leal (Ascom/Ideflor-Bio) - (91) 98526-6477

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) realiza, nesta quinta-feira (20), às 10h e 14h, no auditório do Centro de Acolhimento do Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém, o lançamento do Projeto “Cine Floresta”. 

A iniciativa consiste na exibição de filmes socioambientais, mensalmente, com temáticas variadas sobre o assunto. O projeto é uma cooperação das diretorias de Gestão da Biodiversidade (DGBio) e Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação (DGMUC). 

Neste mês de abril, a programação homenageará os povos indígenas, chamando atenção para os impactos negativos das mudanças climáticas nos territórios dos povos originários. A estreia contará com a participação de 80 alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, localizada no bairro do Marco, em Belém. 

Os curta metragens que serão exibidos, são:

“Quentura” - Sinopse: De suas roças, casas e quintais, as mulheres indígenas da Amazônia nos envolvem em seu vasto universo de conhecimentos ao mesmo tempo em que observam os impactos das mudanças climáticas em suas vidas. 

Direção e edição: Mari Corrêa. 

Ano de produção: 2018.

“Para onde foram as andorinhas?” - Sinopse: O filme capta de forma sensível e explícita como os povos habitantes do Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, estão percebendo e sofrendo cotidianamente os impactos das mudanças climáticas, do intenso uso de agrotóxicos e do desmatamento desenfreado.

Produzido em parceria pelo ISA e Instituto Catitu.

Ano de produção: 2015.

“Yarang Mamin” - Sinopse: É um retrato do dia a dia das mulheres do povo Ikpeng que coletam sementes nativas no Território Indígena do Xingu (MT). Ao longo de uma década, as Yarang coletaram sementes florestais que possibilitaram o plantio de cerca de 1 milhão de árvores nas bacias do Rio Xingu e Araguaia. Um respiro em meio à devastação que corrói o que resta da floresta.

Coprodução: Instituto Catitu e Rede de Cooperação Amazônica – RCAa.

Ano de produção: 2018.

Sugestões de Entrevistados: 

Claudia Kahwage - Coordenadora do Projeto “Cine Floresta”

Ellivelton Carvalho - Gerente da Região Administrativa de Belém (responsável pelo Parque Estadual do Uinga).