Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa promove mutirão de exames preventivos de câncer do colo do útero neste sábado (18)

Por Melina Marcelino (SESPA)
16/03/2023 11h58
Abertura: 18/03/2023 08h00
Encerramento: 18/03/2023 15h00
Local: Unidade de Referência Especializada Materno Infantil (Uremia). Belém.
Endereço: Uremia, na Av. Alcindo Cacela, 1421.
Contatos: ascomsespa@gmail.com

Em alusão à Campanha "Março Lilás", de prevenção do câncer do colo do útero, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do 1º Centro Regional de Saúde e da Unidade de Referência Especializada Materno Infantil (Uremia), vai promover neste sábado (18), um mutirão de exames preventivo do colo do útero (PCCU) e biópsias. Os serviços estarão disponíveis de 8h às 15h na Uremia, localizada na Av. Alcindo Cacela, 1421. O mutirão também será realizado no dia 25 de março.

No mês da mulher, a campanha alerta para o câncer de colo de útero, doença grave que, com diagnóstico precoce, pode ser tratada. Trata-se de uma doença que vitima muitas mulheres no país, principalmente na região Norte, onde é o segundo tipo de câncer mais comum.

O câncer de colo do útero é um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo uterino, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras, e podem ser totalmente curáveis na maioria das vezes. Se não tratadas, após muitos anos podem se transformar em câncer.

Prevenção - O exame preventivo ao câncer do colo do útero é realizado na Atenção Básica de Saúde. As mulheres que apresentam algum tipo de alteração em seus exames, como lesões de alto grau, são encaminhadas às unidades de média e alta complexidade da rede estadual de saúde para realizar colposcopia e biópsia para assim ter um diagnóstico e tratamento precoces.

Vacinação - A vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), que pode causar lesões cancerígenas, ainda é uma das principais ferramentas para evitar o câncer do colo do útero, devendo ser feita em meninas e meninos de 9 aos 14 anos.