Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc apresenta programa "Alfabetiza Pará" na região do Baixo Amazonas

Por Bruno Magno (SEOP)
15/03/2023 10h42
Abertura: 17/03/2023 09h00
Encerramento: 17/03/2023 17h00
Local: Escola das Artes
Endereço: Rua Hortência, esquina com a Alameda 3, Jardim Santarém. Santarém.
Contatos: Bruno Magno/Ascom Seduc: (91) 98109-0841

Com objetivo de difundir o programa "Alfabetiza Pará" na região do Baixo Amazonas, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) participa nesta sexta-feira (17) de um encontro com prefeitos, secretários municipais de educação e coordenadores do  Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), em Santarém. Organizado pela Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT), o evento ocorrerá na Escola das Artes e contará, ainda, com técnicos estaduais e municipais da educação.

O programa será apresentado pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, acompanhado pela equipe técnica da Seduc responsável pelo programa. Na oportunidade, a Seduc também realizará um balcão de atendimentos para tirar dúvidas de prefeitos ou representantes das prefeituras sobre como aderir ao programa. 

Projeto - O ‘Alfabetiza Pará’ é um programa em regime de colaboração do Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais (1º ao 6º ano) durante o período de alfabetização. 

A proposta é disponibilizar recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas para que as cidades melhorem o ensino ofertado nas redes municipais e estadual, atendendo, inclusive, aos requisitos do ICMS Educacional, aprovado na Assembleia Legislativa (Alepa) em 2022. O programa, criado por meio de projeto de lei, já foi aprovado pela Alepa e foi sancionado nesta terça-feira (14) pelo governador do Estado, Helder Barbalho, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE). 

O Projeto de Lei formaliza o programa em regime de colaboração e prevê bolsa para reforçar a atuação dos profissionais alfabetizadores frente aos recursos, especificidades e materiais didáticos disponibilizados pela iniciativa. Ainda estabelece premiação para escolas com os maiores resultados e para os menores uma contribuição financeira, em ambos os casos para dar continuidade e potencializar as ações de alfabetização nas escolas.

Sugestão de entrevistados: Secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares;
Presidente da Amut, Rosibergue Torres Campos;
Prefeitos da região.