Segup lança edição 2023 da campanha de combate à importunação sexual nos estádios
Sob o slogan "Importunação sexual é crime. Não faça parte desse time", a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com as polícias Civil e Militar, e a Guarda Municipal de Belém, lançará nesta quinta-feira (09) a campanha de combate ao crime de importunação sexual nos estádios de Belém para o campeonato de 2023. O lançamento será em frente ao Estádio Evandro Almeida (Baenão), a partir de 08h30. A campanha será estendida até o final do Campeonato Paraense de Futebol.
A iniciativa vai garantir que em todos os jogos sejam realizadas ações preventivas aos crimes de importunação sexual contra a mulher e o público LGBTQIA+ nos estádios, com a presença de equipes especializadas no combate à violência.
Também haverá uma equipe apta para atuar repressivamente em situações de flagrante detectadas no local. Os agentes estarão a postos com as viaturas rosas, usadas no Programa Pró-Mulher Pará, e haverá ainda a distribuição de panfletos informativos sobre o crime de importunação sexual previsto no artigo 215 A, do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de um a cinco anos de reclusão.
Porta-Voz: Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.