Moradores terão ponto de coleta seletiva na Usipaz Cabanagem
A partir desta quinta-feira (02) moradores do bairro da Cabanagem, em Belém, e proximidades terão um local específico para a destinação correta de resíduos sólidos. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com o Instituto Alachaster, entregará amanhã um ecoponto na Usina da Paz da Cabanagem, localizada na Avenida Damasco, nº 37. Este é o quarto ecoponto instalado pela Semas, o segundo em uma Usipaz.
Os ecopontos são instalados em estruturas semelhantes a contêineres, com 30 metros quadrados, e foram desenvolvidos em parceria entre Semas e Instituto, que irá operacionalizar o espaço. Na Usipaz Cabanagem o horário de funcionamento será de 8h às 12h, sempre às quartas e sextas-feiras.
No local, poderão ser entregues materiais plásticos, metais, vidro e papel. Também serão recebidos óleo de cozinha, materiais de escrita, esponjas de cozinha, sombrinhas, guarda-chuva e eletrônicos, entre outros. Agentes ambientais estarão presentes nos locais para evitar o descarte indevido e prestar esclarecimentos à população em relação ao destino correto de resíduos recicláveis.
Ecopontos - Os dois primeiros ecopontos da Região Metropolitana de Belém foram entregues pela Semas, no ano passado, durante a programação da Semana Mundial do Meio Ambiente, no mês de junho. Eles estão localizados no Porto Futuro, com horário de funcionamento de terça a domingo e feriados, de 9 às 13h e de 15 às 19h, e no Parque Estadual do Utinga, de sexta a domingo e feriados, de 8 às 14h. Quase 30 toneladas de materiais foram recebidos desde as instalações. No último dia 20 foi entregue o ecoponto da Usipaz Icuí, que funciona terça e quinta-feira, de 8 às 12h.
Educação Ambiental - A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade atua nas Usinas da Paz desde quando foram entregues, tanto na RMB, quanto no interior do Estado, oferecendo cursos e capacitação em diferentes frentes, como formação em agentes ambientais, oficina de reaproveitamento de resíduos doméstico e geração de renda e eco bijuterias, além de construção de coletores seletivos.
Sugestão de entrevistados: Secretário Adjunto de Regularidade Ambiental, Rodolpho Zahluth Bastos. Representante do Alachaster, entre outros.