Terapia Aquática garante desenvolvimento físico aos usuários do CIIR
Entre variadas terapias oferecidas no serviço de média e alta complexidades do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, destaca-se a Terapia de Estimulação Precoce. Ela será demonstrada na piscina do Bloco C, no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), às 16h, de quinta-feira (29), em um momento de diversão e ao mesmo tempo de atividade de desenvolvimento das crianças e adolescentes assistidos no Centro.
De acordo com o CIIR, a atividade aquática objetiva mudar um pouco a rotina terapêutica dos reabilitandos, tirando-os de dentro da sala de terapia. Direcionada pela Fisioterapia, a atividade envolve as áreas de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e a Musicoterapia, que juntas, trabalham a parte física como a coordenação motora em dois segmentos: a fina fortalecendo o tato, estimulando a criança a pegar os objetos e segurá-los. A motora grossa ou ampla incentiva o desenvolvimento dos braços e pernas, no caminhar, por exemplo.
A atividade ainda incentiva à afetividade entre o acompanhante e a criança deixando-os mais relaxados e reduzindo o estresse causado pela rotina de vida agitada que levam.
Estrutura - O Centro é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município que, por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado, conforme perfil do usuário, pelo Sistema de Regulação (Sisreg).
Texto de Pallmer Barros / Ascom CIIR