Comissão de sustentabilidade do HJB incentiva o manejo e a criação de abelhas para produção de mel
A gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), promoverá nos dias 20 e 21 deste mês, a palestra sobre o “Cultivo e preservação das Abelhas sem Ferrão – ASF”, ministrada por Andrio de Andrade, gerente de Desenvolvimento Tecnológico da Secretaria.
A ação de educação em saúde reunirá, no auditório da unidade hospitalar, colaboradores e acompanhantes de pacientes de longa permanência. Haverá ainda exposição de abelhas sem ferrão e exposição e degustação de mel.
Segundo o supervisor de Manutenção do HJB, Waldecir Viana, o evento faz parte da ação estratégica da Comissão de Sustentabilidade do hospital que aderiu o projeto nacional “Guardião Azul”, promovido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra o HJB, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Dentro do projeto Guardião Azul há o incentivo à adesão ao "Projeto Florescer: Adote uma colmeia".
Na impossibilidade de criar e fazer o manejo de colmeia com abelhas sem ferrão, a gestão do HJB decidiu aderir de uma forma diferenciada com o repasse da educação ambiental aos colaboradores e acompanhantes de pacientes, para incentivar o cultivo de abelhas, eventualmente, em suas propriedades particulares.
As palestras serão realizadas dias 20 e 21, das 10h às 12h; e das 14h às 16h. Waldecir Viana ressalta a importância deste tema para preservação do meio ambiente e para o cuidado com as abelhas e a produção de mel, cada vez mais saudável e de qualidade.