Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Sectet e UFPA entregam kits “Meu Endereço Certo” a famílias do bairro do Jurunas

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
23/11/2022 11h56
Abertura: 24/11/2022 09h00
Encerramento: 24/11/2022 11h00
Local: Usina da Paz do Jurunas/Condor - Sala Multiuso
Endereço: Travessa Quintino Bocaiúva, S/N, entre a Avenida Bernardo Sayão e a Travessa Honório José dos Santos
Contatos: Kid Reis/Ascom CRF-UFPA: (91) 99148-9401 e Jeniffer Galvão /Ascom Sectet: (91) 98232-6828

O projeto “Meu Endereço – lugar de paz e segurança social” entrega nesta quinta-feira (24) os kits “Meu Endereço Certo” a 12 famílias do bairro do Jurunas, em Belém, em evento a partir das 9h, na sala de Multiuso da Usina da Paz do Jurunas/Condor. O projeto “Meu Endereço” é desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceria com a Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF-UFPA).

A coordenadora do projeto, Myrian Cardoso, informa que com a entrega desta quinta-feira, chega-se ao total de 32 kits que beneficiam famílias residentes no bairro. O kit “Meu Endereço Certo” é composto de uma planta fundiária e urbanística, uma planta do lote e o memorial descritivo do lote, peças técnicas que atendem às demandas urbanísticas, ambientais, jurídicas, construtivas e de segurança territorial das famílias beneficiadas.

Myrian Cardoso destaca que o objetivo principal do projeto é diminuir a vulnerabilidade social da juventude e das mulheres vítimas de violência, além de recuperar a confiança e a credibilidade nas relações entre comunidades e Estado.

Ao receber as peças técnicas, as famílias são orientadas a buscar junto aos programas sociais dos governos estadual e municipal as resoluções de suas demandas relacionadas ao suporte de assistência técnica, a regularização fundiária e a resolução de conflitos socioambientais.

A psicóloga e técnica em Gestão Pública da Sectet, Adriana Nascimento, ressalta que as famílias são esclarecidas sobre os objetivos do projeto, frisando para a comunidade que não há entrega de títulos de propriedade da moradia, e sim, de peças técnicas que criam as condições objetivas para as famílias superarem os conflitos fundiários e socioambientais no território, fortalecendo a cultura da paz na moradia, no bairro e na cidade.