Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa promove torneio de futebol para pessoas com transtorno do espectro autista

Por Melina Marcelino (SESPA)
18/11/2022 11h32
Abertura: 19/11/2022 09h00
Encerramento: 19/11/2022 12h00
Local: Arena Pegado
Endereço: Tv. Timbó, 1401 - Pedreira, Belém - PA
Contatos: Laís Menezes (Ascom/Sespa): (91) 98215-6730

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promoverá neste sábado (19) a 1ª Copa TEA. A iniciativa, realizada através da Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa), será um campeonato de futebol disputado por crianças de 8 a 12 anos que possuem a Carteira de Identificação da Pessoa Com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

A 1ª Copa Tea será realizada na Arena Pegado, localizado no bairro da Pedreira, na capital do estado, no horário de 9h às 12h. O evento contará com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) e Federação Paraense de Futebol (FPF).

Com o slogan “Agora é tudo e todos pela inclusão”, o campeonato de futebol contará com algumas adaptações nas regras tradicionais da modalidade, como a diminuição do tempo do jogo e o aumento de pequenos intervalos. Além disso, uma equipe multiprofissional estará presente no evento dando orientações para a torcida e mostrando estratégias para evitar o desconforto sensorial dos jogadores. 

Esta é a primeira edição do projeto, que atenderá pessoas de Belém e Região Metropolitana. A iniciativa poderá ser estendida para outras regiões do estado em sua próxima edição. O objetivo do projeto é fortalecer o exercício dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, além de garantir o acesso ao esporte e lazer, a valorização dos talentos, habilidades e potencialidades das pessoas com autismo. 

Para Nayara Barbalho, coordenadora da Cepa, esses projetos são fundamentais para que pessoas com autismo estejam inseridas em todos os contextos de integração dos eixos de saúde, esporte e lazer.  Também porque o esporte é uma ferramenta de inclusão social por ter caráter interdisciplinar, já que trabalha diversas áreas, entre elas, a saúde mental, física e até a interação social.