Em Belém, Governo lança novo Programa Semear e Programa #CulturaPará
Nesta segunda-feira (31), o Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP), promoverá a cerimônia de lançamento do novo edital do Programa Semear. O evento será às 18h, no Centur, e terá a presença do governador Helder Barbalho.
O Semear tem como objetivo incentivar a cultura no Estado, através da renúncia fiscal em prol da produção cultural. A publicação do edital Semear, com antecedência, permitirá que a entrega das certificações de projetos selecionados seja abreviada para o mês de fevereiro, garantindo mais tempo de dedicação às tratativas de captação de recursos.
Na cerimônia, a FCP também lançará um pacote histórico de editais públicos para fomentar, incentivar e valorizar a cultura paraense, é o Programa #CulturaPará. Com a execução das políticas do Semear e do #CulturaPará, será investido um montante de 30 milhões de reais para movimentar e dinamizar o setor cultural paraense. Nesse cenário, os recursos de incentivo à pesquisa e à experimentação artística, bem como o apoio à produção cultural serão substancialmente ampliados.
Além de um edital especialmente dedicado à cultura popular, o Programa prevê uma seleção para o financiamento de publicações literárias e de obras não ficcionais, que incluirá a previsão, de forma inédita, de categorias para a literatura indígena, negra, feminina, LGBTQIA+, HQ´s e fotografia. Ainda serão contemplados 200 projetos a serem desenvolvidos nas Usinas da Paz, espaços de serviços e
atividades públicos entregues pelo Governo do Pará com o objetivo de prevenir a violência e fomentar a inclusão social.
O novo programa de editais também promoverá o incentivo à ocupação de teatros e praças, bem como o apoio às bibliotecas comunitárias.
Em 2022, o montante da renúncia fiscal concedida pelo governador Helder Barbalho foi de 15 milhões, em gestões anteriores, não chegou a 3 milhões por ano. O novo edital do Programa Semear sairá publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no próximo dia 04 de novembro, e permanecerá aberto até 19 de dezembro.
Sugestão de entrevistado: Governador Helder Barbalho