Ophir Loyola lança campanha 'Um Toque Pela Vida'
Referência em oncologia na região Norte, o Hospital Ophir Loyola lançará, na próxima quarta-feira (26), das 9h às 12h, a campanha “Um toque pela vida, todos juntos nesta causa!”. A campanha alertará sobre os principais cânceres que afetam o sexo masculino e feminino no Pará, com ênfase nos cânceres de mama e próstata, para orientar sobre a prevenção, fatores de risco e o diagnóstico precoce dessas neoplasias que aumentam consideravelmente as chances de cura.
Caracterizada pela proliferação de células anormais no seio, que origina um tumor capaz de invadir outros órgãos, o câncer de mama é mais incidente nas mulheres e acomete apenas 1% dos homens. São mais de 900 pacientes em tratamento contra o câncer de mama no Hospital. Em 2021, foram realizadas 5.737 consultas e 4.930 até o mês de setembro deste ano. No ano passado, o hospital realizou 376 cirurgias de mastectomia (retirada da mama), e até setembro de 2020, 420 procedimentos cirúrgicos na área da mastologia.
Já o câncer de próstata é o tipo mais incidente no homem (excluindo-se o câncer de pele não melanoma) e o segundo que mais mata no país, atrás somente da neoplasia maligna de pulmão. Até o final do ano, são estimados mais de 930 casos novos de tumor de próstata no Pará, uma taxa estimada de 33,08 casos para cada 100 mil homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
Em Belém, o HOL tem 507 pacientes em tratamento contra a doença, desse total foram registrados 282 casos novos até setembro deste ano. No mesmo período, foram realizadas mais 4.424 consultas de urologia e 73 cirurgias. Além dos danos físicos, a doença envolve aspectos psicológicos associados às mudanças no comportamento sexual que podem levar à depressão, ao isolamento e à irritabilidade.
A campanha “Um toque pela Vida” vem conscientizar a população sobre o câncer, que está entre as quatro principais causas de morte prematura, antes dos 70 anos de idade, na maioria dos países. E chamar atenção para a importância de hábitos saudáveis que diminuem a incidência em 30%. Sobretudo alertar que o câncer de próstata é com frequência descoberto através de exame físico ou por monitoração dos exames de sangue, como o teste do Antígeno Prostático Específico (PSA), que devem ser feitos em todo homem a partir dos 45 anos. A maioria desses tumores cresce de forma lenta, um centímetro a cada 15 anos, sem ameaças à saúde, então é essencial passar por consultas periódicas com o especialista.
Programação:
Data: 26/10/2022 (quarta-feira)
Horário: 8h às 12h
Serviço de atendimento: Emissão de documentação de RG para servidores e usuários (100 unidades);
Documentos necessários: original e cópia da certidão de casamento ou nascimento, duas fotos 3x4, comprovante de residência e CPF. Poderão ser incluídos os números das Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), do Cartão SUS, da Carteira Nacional de Habilitação e do Título de Eleitor.
Horário: 9h às 12h
Apresentações: Cantoras Laudilene Pantoja & Josy Daniely (servidoras do Hospital Ophir Loyola - HOL) / 9h;
Cantora Noemi Cunha & Banda (paciente do Hospital Ophir Loyola – HOL) / 9h30min;
Cantor regional Rodrigo Pimentel / l0h30min;
Grupo de expressões artísticas Abaluaiê / 11h20min;
Atividades e serviços de estética
Design de sobrancelhas;
Doações de perucas e lenços para pacientes pela equipe da Associação Amor em fios;
Doações de lenços para os pacientes pela equipe da Coordenadoria da Mulher de Belém /Prefeitura de Belém;
Exposição do projeto ACOLHER/HOL;
Massoterapia;
Serviço de podologia e SPA das mãos;
Horário: 10h
Abertura Oficial
Pronunciamento da Diretora do Hospital Ophir Loyola – Drª. Ivete Gadelha Vaz.
Local: Jardim e Hall de entrada
DATA: 27/10/2022 (quinta-feira)
Horário: 8h às 12h
Serviço de atendimento:
Horário: 9h às 12h
Ação educativa de orientação para prevenção do câncer
Equipe multiprofissional/HOL:
Enfermagem;
Fisioterapia;
Grupo de Trabalho de Assistência ao servidor – GTAS;
Nutrição;
Psicologia.
Apresentações
Apresentação Coral Voz e Vida / 8h30;
Cantora Lucinha Bastos / 9h40.
Mamografias para público externo:
Nos dias 26 e 27/10, serão ofertadas 40 mamografias para mulheres a partir dos 40 anos. As interessadas deverão comparecer ao Setor de Marcação do ambulatório do hospital, das 8h às 12h, para realizar o cadastro para fazer o referido exame nos dias informados, munidas das cópias do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. O objetivo é oportunizar a detecção precoce da doença e sensibilizar a população acerca da necessidade deste rastreio.