Segup apresenta esquema de segurança da Operação Círio 2022
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) apresentará em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (05), às 15h, as ações que serão realizadas de forma integrada na ”Operação Círio 2022”, a fim de garantir a segurança e a tranquilidade de romeiros e turistas, durante a quadra nazarena.
A Segup coordenará 17 ações que envolvem a festividade do Cirio de Nazaré, incluindo 13 procissões, 03 eventos relacionados ao período da festividade e uma ação de apoio à Diretoria da festa, que é a “Caminhada dos Romeiros”.
Mais de 12 mil agentes das forças de segurança pública estadual, além de orgãos parceiros, estarão empregados nas ações, que vem sendo planejadas há alguns meses antecedentes à programação. Também serão empregadas mais de 1.500 viaturas.
Monitoramento - A partir de 7h, da próxima sexta-feira (07), será ativado o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC), na AV. Almirante Barroso, 735, em Belém, que estarão reunidos representantes de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública Estadual, além de órgãos parceiros, para o monitoramento das ações planejadas e o acompanhamento das movimentações nas vias e romarias em tempo real.
Uma das novidades da Operação Círio 2022 é a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, no largo do redondo, na avenida Nazaré esquina com a travessa Quintino Bocaiuva, no bairro de Nazaré, em Belém.
O local integra o percurso das maiores procissões da festividade. O trajeto da festividade terá câmeras de videomonitoramento, sob o monitoramento dos órgãos do sistema de segurança. Este acompanhamento em tempo real garante celeridade numa eventual necessidade de tomada de decisão frente a intercorrências.
O Centro também funcionará como um ponto de apoio para os agentes de segurança e a população.
Pontos fixos de apoio - Serão instalados 20 pontos de observação no percurso das romarias, trasladação e Círio, de onde será também observada toda a movimentação e, diante de qualquer emergência, a população poderá ter acesso a agentes de segurança.
A operação reunirá agentes das Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiro Militar, Departamento de Trânsito do Estado, Secretaria de Administração Penitenciária, Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, além de órgãos parceiros, municipais e federais.
A entrevista coletiva será conduzida pelo secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, com a participação dos gestores das forças de segurança.