Campanha objetiva reposição de bolsas de sangue para o Ophir Loyola
O Hospital Ophir Loyola realizará, em parceria com a Fundação Hemopa, uma campanha de captação de novos doadores de sangue na próxima quarta-feira (05), das 8h às 16h, no primeiro andar da radioterapia, no prédio do HOL, no bairro de São Brás, em Belém. A ação tem como meta conseguir 100 doações e sinalizar para a sociedade sobre a necessidade de abastecer a instituição, que tem alta demanda de transfusões por ser um Centro de Alta Complexidade em Oncologia.
Pacientes com câncer recebem frequentemente transfusões de sangue, concentrados de hemácias, plaquetas ou plasma. E, no hospital, a necessidade de doação é grande para assistir os internados, em tratamento quimioterápico, cirúrgico ou ambulatorial. Segundo a Agência Transfusional, o ideal seria receber cada vez um número maior possível de doadores durante as campanhas, para poder suprir a necessidade de cada paciente, na quantidade requerida, dependendo do diagnóstico.
Os pacientes acometidos por leucemia - doença que atinge as células sanguíneas chamadas de leucócitos e impede o funcionamento normal do organismo - são os maiores consumidores de sangue. Alguns chegam a receber três bolsas por dia. O hospital necessita de sangue de todos os tipos, em especial, dos tipos O+ e A+.
Critérios gerais para doação de sangue:
- Estar alimentado;
- Apresentar bom estado geral de saúde (sem sintomas de gripe há, pelo menos, dez dias); ter entre 16 e 69 anos ( pessoas com 16 e 17 anos podem doar mediante autorização do responsável legal);
- Apresentar, obrigatoriamente, documento original de identificação com foto (CNH, RG, CTPS, passaporte ou cédula profissional de classe).