Governo do Estado sanciona Lei de Organização Básica da Polícia Militar
O governador Helder Barbalho sanciona nesta quarta-feira (29), em Marabá, na região Sudeste, a Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Pará. A LOB trata de uma reestruturação da PM na área administrativa e operacional, que deve criar novos batalhões e comandos de policiamento.
As Companhias Independentes (14 CIPM) nos interiores serão elevadas a batalhões, o que significa um aumento do efetivo nessas localidades. Também no interior, a lei prevê a criação de um novo Comando de Policiamento Regional (CPR XIV), sediado em Parauapebas, e abrangendo também os municípios de Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás, bem como a criação de dois batalhões rurais em Marabá e Castanhal. Além disso, está previsto na LOB a criação de mais cinco batalhões na Região Metropolitana de Belém e no interior.
Para impulsionar o incentivo à tecnologia dentro da corporação será criada a Diretoria de Telecomunicação, enquanto a Diretoria de Projetos vai potencializar a captação de recursos.
A lei prevê ainda a Transformação das Cimes (Companhias de Missões Especiais) em Batalhões de Missões Especiais, voltados para o atendimento de ocorrências de alta complexidade nos municípios de Marabá, Santarém e Castanhal.