Estado entrega Terminal Hidroviário de Cachoeira do Arari, no Marajó, reconstruído
O Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), entrega as obras de reconstrução e adequação do Terminal Hidroviário de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, nesta segunda-feira (27) . No total, o Estado investiu mais de R$ 2,6 milhões no novo equipamento público. O presidente da CPH, Abraão Benassuly, e o governador Helder Barbalho participam da cerimônia de entrega do porto, que vai beneficiar mais de 25 mil habitantes.
Com a reconstrução e adequação, o terminal contará com cadeiras confortáveis, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência (PCD), carrinhos para bagagens, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro.
Já a obra naval contempla a instalação de rampa metálica biarticulada coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos que o antigo não dispunha. O terminal também conta com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de sinalização, acessibilidade e paisagismo.
Este será o quarto porto entregue reconstruído pelo Governo do Pará na região do Marajó na atual gestão. Já estão em operação os terminais de Curralinho, Ponta de Pedras e Santa Cruz do Arari. O Terminal Hidroviário de Cachoeira do Arari será administrado pela prefeitura do município e vai oferecer viagens diárias para os demais municípios marajoaras.