Governo entrega nova Casa Penal em Altamira
O governador Helder Barbalho e o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Samuelson Igaki, entregam, nesta terça-feira (28), a partir das 10 horas, a nova unidade prisional de Altamira, no sudoeste do Estado.
A reconstrução da Central de Passagem para Presos de Baixa Relevância Criminal representa um investimento de mais de R$ 1 milhão, totalmente custeado pelos recursos estaduais.
Ao todo, serão 146 vagas abertas, das quais 138 em celas comuns e 8 em salas de Estado Maior. A nova casa penal também contará com sala de espera para os advogados; salas de videomonitoramento; parlatórios; enfermaria; salas administrativas; salas de vídeo audiência e estacionamento coberto, entre outros espaços. Essa unidade também terá o trabalho da Central de Monitoramento Integrado (CIME), que fiscaliza os detentos monitorados por tornozeleira eletrônica, e fará parte do Circuito Fechado de TV (CFTV) que grava e visualiza tudo o que acontece nas unidades prisionais da região.
Os ambientes são todos climatizados, incluindo os alojamentos femininos e masculinos e o espaço reservado para os policiais também.
Com mais essa obra, o Governo do Estado avança na construção de um modelo de segurança com tecnologia, capacitação e ação, o que tem contribuído sistematicamente para as quedas das taxas de violência no Pará, bem como para a consolidação de um sistema penitenciário moderno, seguro e controlado, com mais eficiência e qualidade nas unidades prisionais.
Sugestão de entrevistados: governador Helder Barbalho; secretário de Estado de Administração Penitenciária, Samuelson Igaki.