Marabá sedia encontro para avaliar educação de apenados e egressos do Sistema Penal
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado de Administração de Penitenciária (Seap) realizam, de 21 a 23 de junho, em Marabá, na região Sudeste, o II Encontro de Avaliação do Plano Estadual de Educação para pessoas privadas de liberdade e egressos do Sistema Penal da Região de Integração Carajás. O encontro visa alcançar excelência na qualidade do ensino prestado nas unidades prisionais da região.
A iniciativa é direcionada aos professores e técnicos da Seduc e Seap que fazem o atendimento na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) para reeducandos. Toda a programação ocorrerá no auditório da Escola Estadual Anísio Teixeira, situada no bairro Belo Horizonte. Será possível avaliar como tem sido o processo de ensino-aprendizagem nas cadeias públicas do município.
A construção do Plano Estadual de Educação iniciou em 2020, sob a orientação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A última versão do Plano foi enviada ao órgão federal em abril de 2022, o qual foi aprovado e considerado um dos mais exemplares em nível nacional. A proposta pedagógica para o quadriênio 2021-2024 promove a articulação interinstitucional das áreas de segurança, pesquisa, educação, saúde e assistência social.