Entrega de Ecoponto marca abertura da Semana do Meio Ambiente
Este ano, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), entregará um Ecoponto no lançamento da programação da Semana do Meio Ambiente nesta sexta-feira (3), a partir das 18h, no Porto Futuro.
Na programação, que ocorrerá até o dia 5 de junho, ocorrem diversas atividades culturais, de educação ambiental, feiras e exposições de bioeconomia e da agricultura familiar; atrações culturais para todas as faixas-etárias, contemplando carimbó, cortejo cultural, performance e contação de histórias, atividades esportivas e roda de conversa sobre a bioeconomia no Pará. As atividades ocorrerão de sexta-feira a domingo, no Parque Estadual do Utinga, Porto Futuro e Parque da Residência.
O evento é promovido de forma integrada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e apoio do Sebrae/Pa.
SEXTA-FEIRA
Na programação de abertura do evento, destaca-se a entrega do Ecoponto, uma parceria entre a Semas e o Instituto Alachaster, para incentivo da coleta seletiva, onde poderão ser entregues materiais plásticos, de metais, papel, vidro e papel, assim como óleo usado de cozinha, materiais de escrita, esponjas de cozinha, sombrinhas, guarda-chuva e eletrônicos.
Está previsto ainda uma feira de exposição de produtos voltados à sustentabilidade e ao meio ambiente, assim como exposição de Sistema Agroflorestal em vasos; fauna, solos, planta, sementes, madeira; e das Unidades de Conservação. A programação conta ainda com apresentação da bioescultura e o cortejo cultural com o Boi Marronzinho.
Atendimento à imprensa: 18h
Sugestão de entrevistados: Mauro O’de Almeida, secretário de estado de meio ambiente e sustentabilidade; Karla Bengtson, presidente do IDEFLOR-Bio; Júnior Soares, secretário adjunto de cultura do Estado.
SÁBADO
No sábado, a programação começa às 6h no Parque Estadual do Utinga, com as atividades de corrida, caminhada e passeio ciclístico; após isso, acontecerá a entrega do segundo Ecoponto; feira da Biodiversidade; Trilha Sensorial “Sentindo a natureza", para pessoas com baixa visão; observação de aves; brincadeiras com arte educador; exposição das Unidades de Conservação.
Atendimento à imprensa: 8h
Sugestão de entrevistados: Mauro O’de Almeida, secretário de estado de meio ambiente e sustentabilidade, participantes das atividades, entre outros.
RODA DE CONVERSA
A programação de sábado continua no Parque da Residência, onde acontecerá a Roda de conversa “Bioeconomia no Pará: um caminho para um Estado carbono neutro”, às 17h, no Teatro Gasômetro. Participarão do diálogo: Mauro O’de Almeida (Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará), Rubens Magno (Superintendente do Sebrae/Pa), Joice Ferreira (Pesquisadora da Embrapa), Letícia de Moraes (Diretora estadual do Conselho Nacional de Comunidades extrativistas), José Otávio Passos (Diretor The Nature Conservancy) e Tainah Fagundes (Empreendedora Da Tribu). Haverá ainda apresentação de Storytelling e cases de sucessos com o grupo Curimbó de bolso.
Atendimento à imprensa: 17h
Sugestão de entrevistados: Participantes da roda de conversa, entre outros.
Já no Porto Futuro, a partir das 16h, terá feira de exposição e vendas de produtos sustentáveis; oficina de origami com papel reciclado; contação de histórias, jogos e atividades de educação ambiental, voltados para o público infantil; exposição de Sistema Agroflorestal, entre outros.
DOMINGO
No domingo, último dia do evento, as atividades começam de manhã, a partir das 8h, no Parque do Utinga, com Feira da Biodiversidade; brincadeiras com Arte Educador; exposição das Unidades de Conservação; Roda de conversa sobre os 15 anos do IDEFLOR--Bio.
A programação de domingo continua no Parque da Residência com Marketplace de Bioeconomia e feira da agricultura familiar e apresentação cultural, de 9 às 12h.
O encerramento do evento será no Porto Futuro, a partir de 16h. Feira de exposição e vendas de produtos sustentáveis; plantio das mudas fornecidas pelo Ideflor-Bio; apresentação de óculos de realidade virtual feitos de miriti (Interceleri); exposição de Sistema Agroflorestal e Cortejo com o Boi Veludinho serão as últimas atividades da programação.