Em Belém, Governo do Estado certifica 1700 alunos do programa Qualifica Pará
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), realizará a segunda grande entrega de certificados do programa Qualifica Pará, desta vez para 1.700 (mil e setecentos) alunos da Região Metropolitana de Belém. O ato será realizado no próximo sábado (21), no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (CENTUR), e contará com a presença do governador Helder Barbalho.
Voltado à inserção e reinserção no mercado de trabalho, o programa atende educandos residentes nos 144 municípios paraenses. Na última semana o programa certificou alunos dos municípios de Soure, Limoeiro do Ajuru, Mãe do Rio e Floresta do Araguaia, contabilizando mais de 300 pessoas certificadas.
O Qualifica Pará é um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado, em especial, à população paraense de baixa escolaridade ou em situação de vulnerabilidade social. Na primeira etapa do programa serão 30 mil pessoas qualificadas, através de 1.452 turmas, nos 144 municípios paraenses. A segunda etapa do programa já foi aprovada, o que contribuirá para a qualificação de 60 mil pessoas ao todo, até o final deste ano. Além da capacitação, o programa ainda prevê um microcrédito que contribuirá na compra de equipamentos e na estruturação do primeiro negócio. O valor do crédito gira entre R$500 a R$5.000, e será gerenciado pelo Banco do Estado do Pará (Banpará).
Os cursos ofertados são das mais diversas áreas, com destaque para o serviço e o comércio: manutenção de celular, mecânica de motocicletas, habilidade em salão de beleza, vendedor de comércio varejista, panificação e confeitaria, artesanato em madeira, operador de máquinas pesadas e outros.
Desde o seu lançamento, em março de 2022, o programa já alcançou diversas regiões. Somados a esta certificação, o Qualifica Pará já registra mais de 6300 pessoas qualificadas.