Governo do Pará autoriza a construção de mais sete creches
Nesta segunda-feira (9), às 15h, o governador Helder Barbalho vai autorizar a imediata construção de mais sete unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”. Desta vez, os espaços de aprendizagem são destinados aos municípios de São Geraldo do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, São Domingo do Araguaia, Palestina do Pará, Piçarra e Marabá.
Cada unidade escolar está orçada em mais de dois milhões de reais, investimentos oriundos do Tesouro Estadual. Com mais esta cerimônia, já são 69 Ordens de Serviço (OS) assinadas pelo chefe do Executivo Estadual e que possibilitam o início das obras civis. O programa de creche-escola funcionará em regime de colaboração entre o Estado e as prefeituras. Cada unidade escolar terá capacidade para 200 crianças, de 0 a 5 anos, com 10 salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.
A iniciativa vai garantir 30 mil novas vagas e beneficiar milhares de famílias, permitindo que pais, mães ou responsáveis tenham um ambiente adequado para deixar seus filhos em segurança e possam estar inseridos no mercado de trabalho com tranquilidade. Mais de R$ 400 milhões do Tesouro Estadual serão investidos na construção de 149 creches em todos os 144 municípios paraenses.
Pioneirismo
Criado pela Lei nº 9.256, de 13 de abril de 2021, o Programa “Creches Por Todo o Pará”, por meio da Seduc, trata-se de uma ação governamental pioneira com o objetivo de reduzir o déficit de vagas na educação infantil, além de fortalecer a educação básica. As prefeituras municipais serão responsáveis pela cessão do imóvel (terreno), administração do espaço e prestação dos serviços nas creches, cabendo ao Executivo Estadual a responsabilidade pela execução e entrega das obras e, ainda, pelos equipamentos didático-pedagógicos.
Assim que as unidades de ensino forem entregues pelo Estado, os gestores municipais vão assumir a manutenção das creches, desde a manutenção da estrutura física à lotação de servidores. Os espaços de aprendizagem serão construídos obedecendo a um modelo padronizado, previamente estabelecido pela equipe técnica da Seduc.
*Porta-voz: Governador Helder Barbalho.