Hemopa e Seduc firmam parceria para implantar classe hospitalar
Nesta terça-feira (26) será oficializado o convênio de Cooperação Técnica entre a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para Implantação da Classe Hospitalar, um Programa da modalidade Educação Especial, que possibilitará a garantia de direitos educacionais aos usuários com patologias do sangue atendidos pelo hemocentro, permitindo a continuidade da escolarização.
O evento será realizado no Auditório Bellarmino Santos, no 3° piso do prédio do Hemopa, das 08 às 12 h. A solenidade será aberta pelo presidente da instituição, Paulo Bezerra.
O espaço de acolhimento é organizado e equipado para acolher as crianças em tratamento ambulatorial no momento em que aguardam consultas e exames. As ações do Programa Classe Hospitalar, dentro dos respectivos hospitais e casas de apoio, são coordenadas, supervisionadas e assessoradas por profissionais da Seduc e representantes das instituições atendidas pelo programa.
Na Fundação Hemopa, o espaço de acolhimento foi montado em uma sala no 2° piso, em Belém, nos turnos da manhã e tarde. Esse atendimento possibilitará aos educandos/pacientes, em idade escolar, o prosseguimento dos processos de ensino e aprendizagem, adaptando o processo educacional às necessidades e especificidades dos estudantes, dentro das perspectivas da integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos serão realizados pela manhã e à tarde, por profissionais da Seduc e do Hemopa, para acompanhamento pedagógico dos usuários hematológicos da Educação Básica.
Participarão da solenidade a titular da Seduc, Elieth Braga; Nayara Barbalho, coordenadora Estadual de Políticas para o Autismo; a diretora Técnica do Hemopa, Luciana Maradei, e a diretora Administrativa e Financeira, Taissa Amoedo.