Governo do Pará fortalece ações da Adepará no Marajó com entrega de lanchas
A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) receberá na próxima segunda-feira (25), em solenidade no município de Curralinho, na Ilha de Marajó, três novas embarcações para auxiliar o trabalho dos fiscais estaduais agropecuários que atuam nas ações de fiscalização realizadas pela Agência.
Serão entregues uma lancha para a cidade de Curralinho e uma para o município de Portel. Além dos municípios do Arquipélago do Marajó, também será contemplada com uma embarcação a cidade de Cametá, no Baixo Tocantins, nordeste do estado. Cada uma das três novas lanchas comporta 6 pessoas e possui motor de 40HP.
A Regional de Breves controla nove municípios da Ilha do Marajó e a maioria das propriedades onde são realizados os procedimentos de defesa sanitária ficam situadas em locais em que o acesso só é possível pelos rios da região.
De acordo com o gerente regional da Adepará de Breves, José Wanderlei dos Santos Oliveira, as novas lanchas são fundamentais para a efetiva fiscalização e inspeção agropecuária nessa região do Marajó, chamada região de floresta, onde o transporte se dá especificamente por via marítima.
Investimentos - A Agência de Defesa Agropecuária atua para garantir a segurança no consumo de produtos agropecuários, preservação do meio ambiente e a competitividade do agronegócio paraense. Os investimentos do Governo na Agência proporcionam melhor estrutura para chegar às propriedades mais distantes, atendendo a todos os produtores rurais e garantindo uma produção livre de pragas.
O diretor da Adepará, Jamir Macedo, enfatiza que as lanchas fazem parte do programa de reestruturação que vem ocorrendo na Adepará e de um projeto maior, que é tornar a Agência uma referência agropecuária na região Norte do Brasil.
Sugestão de entrevistado: Jamir Macedo - Diretor Geral Adepará