Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Semas dialoga com povos originários sobre emissões causadas pelo desmatamento

Por Aline Saavedra (SECOM)
30/03/2022 15h29
Abertura: 31/03/2022 08h30
Encerramento: 31/03/2022 09h30
Local: Hotel Beira Rio
Endereço: Av. Bernardo Sayão - Guamá
Contatos: Aline Saavedra I Assessoria de Comunicação Semas I 91 988092876

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoverá um diálogo com representantes dos povos indígenas, comunidades quilombolas e extrativistas sobre a continuidade da construção de mecanismos para alcançar a Redução de Emissões Provenientes do Desmatamento e Degradação Florestal,  em paralelo com o reconhecimento e valorização dos saberes dos povos e comunidades tradicionais. O evento está marcado para esta quinta-feira (31) e sexta-feira, 1º de abril.

O Seminário "REDD + e monitoramento de indicadores de salvaguardas socioambientais” é promovido pela Semas, em parceria com a organização não governamental The Nature Conservancy (TNC), no Hotel Beira Rio, em Belém. 

REDD +, ou redução de emissões provenientes de desmatamento e degradação florestal tem o objetivo de realizar ações para a conservação dos estoques de carbono florestal, promover o manejo dos estoques de florestas e aumentar os estoques de carbono florestal. Por isto a importância da integração no diálogo. 

Amazônia Agora - O Governo do Pará, por meio da Semas, mantém o Plano Estadual Amazônia Agora que colabora para o desenvolvimento socioeconômico de baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), por intermédio do Programa Territórios Sustentáveis.

O Programa Territórios Sustentáveis atua no desenvolvimento rural com ênfase na assistência técnica e geração de crédito à produção rural sustentável. O Comitê Gestor do Sistema Estadual sobre Mudanças Climáticas e Financiamento ambiental de longo alcance é um eixo transversal do Plano Estadual Amazônia Agora que busca Financiamento climático tendo como expoente o Fundo da Amazônia Oriental, que atua para a captação de recursos que estimulem as ações estatais, da sociedade civil e do setor empresarial.

Sugestão de Entrevistados: Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida; o coordenador da estratégia indígenas e comunidades tradicionais da TNC, Helcio Marcelo de Sousa; e  representantes das instituições.