Semas dialoga com povos originários sobre emissões causadas pelo desmatamento
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoverá um diálogo com representantes dos povos indígenas, comunidades quilombolas e extrativistas sobre a continuidade da construção de mecanismos para alcançar a Redução de Emissões Provenientes do Desmatamento e Degradação Florestal, em paralelo com o reconhecimento e valorização dos saberes dos povos e comunidades tradicionais. O evento está marcado para esta quinta-feira (31) e sexta-feira, 1º de abril.
O Seminário "REDD + e monitoramento de indicadores de salvaguardas socioambientais” é promovido pela Semas, em parceria com a organização não governamental The Nature Conservancy (TNC), no Hotel Beira Rio, em Belém.
REDD +, ou redução de emissões provenientes de desmatamento e degradação florestal tem o objetivo de realizar ações para a conservação dos estoques de carbono florestal, promover o manejo dos estoques de florestas e aumentar os estoques de carbono florestal. Por isto a importância da integração no diálogo.
Amazônia Agora - O Governo do Pará, por meio da Semas, mantém o Plano Estadual Amazônia Agora que colabora para o desenvolvimento socioeconômico de baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), por intermédio do Programa Territórios Sustentáveis.
O Programa Territórios Sustentáveis atua no desenvolvimento rural com ênfase na assistência técnica e geração de crédito à produção rural sustentável. O Comitê Gestor do Sistema Estadual sobre Mudanças Climáticas e Financiamento ambiental de longo alcance é um eixo transversal do Plano Estadual Amazônia Agora que busca Financiamento climático tendo como expoente o Fundo da Amazônia Oriental, que atua para a captação de recursos que estimulem as ações estatais, da sociedade civil e do setor empresarial.
Sugestão de Entrevistados: Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida; o coordenador da estratégia indígenas e comunidades tradicionais da TNC, Helcio Marcelo de Sousa; e representantes das instituições.